é neste domingo

VÍDEO + FOTOS: com fé e pescaria, Restinga Sêca se prepara para a procissão de Navegantes

da redação


Foto: Renan Mattos (Diário)
Rubens de Souza Vieira, a esposa Yolanda Terezinha Vieira, seu barco, carinhosamente batizado de Andorinha, e o cachorro Bob estão prontos para a procissão

Há 19 anos, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é carregada pelas águas do rio Vacacaí e ruas do balneário das Tunas, em Restinga Sêca. No local, devotos vindos de várias cidades da Região Central se unem em oração para agradecer a mãe das águas pelas graças alcançadas ao longo do ano e pedir proteção, principalmente para os pescadores. A procissão deste ano quase precisou ser cancelada por causa da enchente do início de janeiro. Mas, como foi feito um mutirão de limpeza no local, o evento poderá ser realizado.

LEIA TAMBÉM: cidades da região têm procissão de Navegantes neste final de semana

Em todos esses 19 anos de procissão, o pescador Rubens de Souza Vieira, Rubinho, esteve lá com a esposa, Yolanda Terezinha Vieira, e seu barco, carinhosamente batizado de Andorinha, sempre enfeitado com balões. Há 9 anos, o barco de Rubinho ganhou mais um passageiro: o cachorro Bob, que também participa do percurso fluvial com a família.

Veja como a cidade está se preparando para receber a festa, importância da pesca e devoção por Nossa Senhora dos Navegantes:


A PESCA COMO LAZER
O que servia de sustento para muitas famílias de Restinga Sêca há alguns anos, hoje é apenas uma atividade de lazer no município. A pesca no Rio Vacacaí não representa mais uma fonte de renda para os ribeirinhos, mas nem por isso eles deixam a prática da pesca de lado.  

- Quase todo final de semana, eu estou no rio. Mas é por lazer. A gente pega uns peixinhos pra comer com a família. Antigamente o rio oferecia muito peixe. Os meus pais, quando vinham pescar aqui, nesse mesmo rio, o Vacacaí, usavam caiaque a remo, não tinha esses barcos com motor como hoje. E naquela época traziam o caiaque transbordando de peixes. Hoje modernizou, mas tem menos peixes, não dá pra viver da pesca - o vice-presidente da Associação dos Amigos da Praia das Tunas, Rubens de Souza Vieira.

Prefeitura confirma carnaval fora de época em São Vicente do Sul

Conforme dados da Emater, muitos agricultores vendem peixes em suas propriedades ou em uma feira realizada em data próxima da Semana Santa. Contudo, esses peixes são criados em açudes, de forma que os pescadores conseguem ter mais controle sobre os animais.

- Hoje, a pesca nos rios não é comum. Nos açudes, os pescadores conseguem acompanhar o desenvolvimento dos peixes e não tem a questão da piracema dos rios. São cerca de 70 ou 80 agricultores que compram alevinos e, mais tarde, fazem a pesca para consumo familiar ou mesmo para venda - explica o técnico agrícola da Emater de Restinga Sêca, Artemio Figueiredo. 

Tradicional carnaval fora de época de Cruz Alta será no final de março

A SANTA 
O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é comemorado todos os anos no dia 2 de fevereiro. A data chegou ao Brasil através da influência de navegadores portugueses e espanhóis. Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos atribuídos a Maria, mãe de Jesus Cristo. Ela começou a receber essa designação quando os marinheiros e outras pessoas que viajavam pelo mar, pediam em suas orações, proteção na viagem. Nossa Senhora da Boa Esperança, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora das Candeias são outros nomes atribuídos a Nossa Senhora dos Navegantes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Criminosos assaltam ônibus de turismo de Santa Maria, agridem motorista e fogem com R$ 112 mil Anterior

Criminosos assaltam ônibus de turismo de Santa Maria, agridem motorista e fogem com R$ 112 mil

Sob ameaça de corte, Justiça garante fornecimento de energia elétrica para escola de Restinga Sêca Próximo

Sob ameaça de corte, Justiça garante fornecimento de energia elétrica para escola de Restinga Sêca

restinga sêca